O inesperado

Perguntai-me o Sr. quem eu sou?! ... Serei sempre le même écrivain! Deveria ser eu outro? Na verdade saiba o Sr. que noutros tempos diziam-me que tinha uma veia poética! Peut vous bien croire! Talvez não seja um dos caminhos fáceis da minha vida. Quando se é intelectual as coisas têm outro sabor! Mas um marginal como eu - pescador, empregado fabril, grelhador profissional, recepcionista, moço de recados, marinheiro, poeta, escritor e pintor - de que me serve tudo isto?
Veja que estou há mais de 30 anos sem luz neste "Covil Kafkiano"! O que me faz ainda permanecer aqui é pensar que existem outros que estão bem pior. Se estivesse numa guerra acidentalmente ... porque as guerras nascem sempre de ambições políticas nas carreiras dos diplomatas. Eu não nasci para isso! Saiba o Sr. que seria incapaz de mastigar alguém para, unicamente, afirmar que também existo. Acredite ou não o Sr., não tenho pinta para estas coisas. Nasci para amar e para dar amor e por isso estou na miséria. Mas existem outros!
Só ... neste quarto onde belíssimas damas, amantes e amigas inesquecíveis ... sonharam comigo! Sonhavam aqui onde a tranquilidade juntamente com este silêncio, eram apenas interrompidos pelas cantigas do mar.
A casa ficou numa completa bagunça. Alguns anos mais tarde, objectos pessoais - livros, revistas, roupas - estavam ainda marcados pelas roidelas dos ratos ... a infestação, as poeiras ... tudo parecia mais usado do que antes.

O homem prometeu voltar a encontrar-se comigo. Ao sair passou a mão na testa, franziu as sobrancelhas e afastou-se estupefacto com tudo aquilo que lhe tinha contado. Não queria acreditar como é que alguém conseguia viver assim tantos anos, isolado dos objectos essenciais, das matérias primas, das energias e de tantas outras coisas indispensáveis nos dias de hoje.
Quando me perguntou, no decurso da conversa, o que pintava eu, respondi-lhe:
A SOMBRA DA PINTURA!

1 comentário:

  1. The Bii! Grande José Petinga, continue o bom trabalho!

    PS: The Bii pode ser tudo o que quiser

    ResponderEliminar